Depois de marchas e contramarchas (pois o seu avião atrasou por três vezes), chegou no
Aeroporto Luís Eduardo Magalhães da cidade de Salvador no dia 8 de junho (a previsão era para a chegada acontecer no dia 6 deste), o Ọọ̀ni Ilè-Ifẹ̀ [Ooni de Ilê Ifé], Sua Majestade Imperial, o Dr.
Adeyeye Babatunde Enitan Ogunwusi, o Ojaja II.
A palavra Ọọ̀ni é uma referência
a contração das palavras na frase “Ọ ní òrìṣà ” ou "Ọnirìṣà" que significa “Ele está em
Orixá” ou, “Ele fala Orixá”, ou "Ele cuida dos Orixás, ou mesmo, “Ele é Orixá”. Cabe ao Ooni de Ifé zelar primordialmente dos quatrocentos mais um (400+1) Orixás, na condição de Sumo Sacerdote do Culto aos Orixás
Ele é o governante tradicional de Ile-Ifè, uma cidade-estado da Nigéria, o berço do povo e da civilização Yoruba. É um Chefe de Estado e deve cumprir funções políticas entre todos os Yorubas, tando na Nigéria como em todos os lugares do mundo onde vivem Yorubas, de toda e qualquer religião.
As dinastias dos
Ooni remontam a centenas de anos e todos esses monarcas são rastreados até Oduduwa, que é o pai ancestral de todo o
povo Yoruba. O Ooni Oranmiyan, que se
acredita ter vivido entre 1200 e 1300 D.C, se tornou lendário por seu papel na
criação de muitos novos reinos Yorubas. Conta a história, que um de seus filhos, de
nome Eweka, se tornou o primeiro Ọba do Reino de Benin (não confundir com
a República do Benin), um território que hoje é um estado da Nigéria), um Reino famoso pelas sua arte em bronze que nos alcança em nossos dias atuais.
A maioria das
narrativas orais, que depois foram registradas em livro, falam que o primeiro Aláàfin (Governante) de Ọyọ foi o próprio Oranmiyan. Seu filho Ajaka,
o sucedeu e se tornou assim o segundo Aláàfin de Ọyọ. Ajaka foi sucedido por Ṣàngó
que se tornou o terceiro Aláàfin de Ọyọ.
Voltando ao tema Ile-Ifé, o Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi Ojaja II é o 51º Ọọ̀ni Ilè-Ifẹ̀.
No domingo dia 10 de junho próximo passado, o Ooni foi recebido por autoridades eclesiásticas do candomblé e por autoridades civis do estado e do município no Espaço Cultural da Barroquinha, local onde foi instalado e funcionou o mais antigo templo africano (até ser dali expulso pelas autoridades no fim do século XIX), onde proclama a Bahia como Capital da Nação Iorubá nas Américas.
Tive a honra de recebe-lo falando a nossa língua comum, a língua Yoruba, dizendo:
“ Kabiyesi,
Ẹ kaabọ̀
Ẹ jẹ ki a
gbé èdè àti àṣà Yorùbá Lárugẹ.
Ẹ káààsan
Mo ki
gbogbo yin, awọn ọmọkunrin ati awọn awọn ọmọbirin
Orukọ temi
ni professor Adelson.
Mo ki Kabiyesi Ọba Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, Ọmọ-ọmọ
Odùdúwà ti o wa ni Salvador lati ṣe tún fi agbara kún awọn asopọ laarin awọn ẹsin
ati awọn àṣà ibilẹ ọmọ yoruba kaakiri lagbaye. ”
Boa tarde.
Saúdo a todos aos senhores e as senhoras
Vamos manter a língua e a cultura Iorubá vivas.
Vamos manter a língua e a cultura Iorubá vivas.
Meu nome é Professor Adelson
Saúdo sua Majestade O rei Ooni Adeyeye Enitan Babatunde
Ogunwusi Ojaja II, descendente direto de Odùdúwà que está em Salvador para reforçar os laços religiosos entre todas as
religiões e as tradições culturais Iorubá entre todos os seus descendentes
Ioruba espalhados por todo o mundo
Fui tomado por tão grande emoção que me deu uma gagueira e eu tive que usar também a língua inglesa.
Referencias:
1. List fo rulers od Ifé; https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_rulers_of_Ife
(acessado
em 14/06/18)
2. List of rulers of the Yoruba state of Oyo; https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_rulers_of_the_Yoruba_state_of_Oyo
(acessado em 14/06/18)
3. Ooni of Ife visits
oldest African temple, proclaims Bahia capital of Yoruba nation in South
America Read more: https://www.naija.ng/1175090-ooni-ife-visits-oldest-african-temple-proclaims-bahia-capital-yoruba-nation-south-america.html#1175090 (acessado em:
https://www.naija.ng/1175090-ooni-ife-visits-oldest-african-temple-proclaims-bahia-capital-yoruba-nation-south-america.html#1175090
(acessado
em 14/06/18).
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