Wednesday, December 21, 2011

A língua Iorubá-nagô

Ioruba (nome nativo Èdè Yorùbá, "a língua iorubá") é uma linguagem do Niger-Congo falada na África Ocidental por cerca de 20 milhões de falantes. É a língua nativa do povo iorubá, falada, entre outras línguas, na Nigéria , Benin, Togo, Reino Unido, Brasil e EUA.e, Europa e nas Américas. É mais estreitamente relacionadas com a língua falada no Itsekiri Niger-Delta e Igala falado na região central da Nigéria. É mais amplamente relacionados a outras línguas nigerianas do Niger-Congo, incluindo Edo, ibo e Nupe.
Iorubá é um dos quatro idiomas oficiais da Nigéria e é um membro da família Níger-Congo de idiomas. É falada por cerca de 22 milhões de pessoas no sudoeste da Nigéria,
Iorubá apareceu pela primeira vez por escrito durante o século 19. As primeiras publicações iorubá foram uma série de folhetos ensinando produzido por John Raban em 1830-2. A pessoa que fez a maior contribuição para a alfabetização iorubá foi Bispo Ajayi (Samuel) Crowther (1806-1891), que estudaram muitas das línguas da Nigéria, incluindo iorubá, e escreveu e traduziu em alguns deles. Crowther foi também o primeiro bispo cristão de origem Oeste-Africana. A ortografia iorubá apareceu em cerca de 1850, embora tenha sofrido uma série de mudanças desde então.





Fonte: http://www.omniglot.com/writing/yoruba.htm

No comments:

Post a Comment